Dizem que a palavra tangó é de origem africana que significaria algo parecido com quilombo em português: cabana no meio do mato, onde os escravos negros se recolhiam para fazer os seus ritos religiosos e as suas danças.
À dança que levaram para a América Central chamaram Tangano. Com a migração destes escravos para o Sul, o Tangano foi levado para a região de Rio de la Plata, tornando-se muito popular entre as pessoas da zona portuária. Por volta do século XIX ficou conhecido como o Tango Argentino.
O Tango nasce primeiro como forma de Baile, depois como forma de música e por último como canção. Era uma dança discriminada pelos ricos mas em 1910 sofre uma profunda transformação pela utilização de um instrumento revolucionário, o Bandoneon - uma espécie de acordeão semelhante à gaita gaúcha. Com o tempo foram-se juntando o piano, o violino, a guitarra e o contrabaixo.
Neste período em que a fusão dos instrumentos crescia, a música de subúrbio expandia-se pelos cafés de Buenos Aires, pelos bairros redundantes, pela dita Zona Norte.
O Tango venceu.
Refiro por último Astor Piazzolla www.piazzolla.org, o Homem que revolucionou o Tango conferindo-lhe uma face moderna que mais tarde veio a ser aceite, isto porque o Sr. Piazzolla foi acusado de ser o "assassino" do Tango. O tempo e a obra provaram o contrário.
Para mim é dança mais sexual, sensual, triste, forte, ... que existe!
É uma explosão. É um hino aos amantes.
O Tango é um copo de tinto bem bebido.
É o coito sem ser coito.
É orgásmico.
É uma viagem por um mundo melancólico onde da tristeza nasce uma força única.
O Tango mora em mim, em cada célula do meu corpo.
O Tango habita-nos, quando o amamos.
É ele que nos guia, quando o ouvimos.
Não consigo parar. Sinto o peito cheio.
Sinto vontade de VOAR!!!!!!!!!!
É uma troca.
O Contrabaixo começa.
O violino acaba-o.
O piano faz o interlúdio.
E mesmo que a ordem não seja esta o acordeão preenche os entretantos. Aqueles em que fecho os olhos e sonho.
Quero-te.
Tangó.
T.
1 comentário:
dá-me a honra desta dança?
Keep on tango.
Enviar um comentário